sexta-feira, 24 de maio de 2013

Palavras que poderiam ser minhas #5


"A Wikipedia, redirecciona o termo Luxo para Riqueza *que é a situação referente à abundância na posse de dinheiro e propriedades móveis, imóveis e semoventes; o contrário de pobreza. Também se aplica à condição de alguém ter em abundância um determinado bem de valor. Rica é a pessoa que acumulou substancial riqueza em relação à sociedade na qual vive.

Este post, vem a propósito de uma conversa que tive ontem (...). Tentava ele, (...) convencer-me a ir trabalhar para fora de Portugal, em Luanda.
O factor determinante do discurso, era o dinheiro que iria (como ele) ganhar e que (na opinião dele) justificava a opção.
Eu concordo, que o bem estar económico da minha família, é um factor de peso. Motivo mais que suficiente, para ficar a pensar durante toda a noite e ter conversado (...) acerca do assunto tentando juntos, colocar da forma mais racional possível, os pesos certos nos pratos da balança. Em cima da mesa, estaria a ausência durante quinze dias da minha família, com visitas de dois dias, nova ausência e assim sucessivamente, até estar suficientemente rico... (...)
Para nós, o maior luxo que temos na vida é o tempo. O tempo de cada um e a forma como o investimos. O tempo não se gasta, o tempo investe-se. E sendo o bem mais valioso, convém saber investi-lo da melhor forma. A vida, tem principio, meio e fim e é muito curta. O tempo de vida de que dispomos, é um bem que nos é oferecido de mão beijada, sem perguntarmos quando, como, nem porquê e talvez por isso, o sub valorizamos.
(...)
Será que o dinheiro me compra este tempo? Eu julgo que não. Compra uma casa melhor, um carro melhor, “coisas” melhores do que as que têm. Mas em contrapartida, retira-lhes a atenção e a disponibilidade para os ouvir, para os acarinhar, para lhes dedicar o amor que lhes tenho, para os ensinar e ver crescer. Por isso, não. Não troco uma vida que me permitiria “luxos”, por uma que já me dá o maior luxo que posso desejar: o luxo de ter tempo para aqueles que amo.  E se perguntar a alguém rico, o que mais gostaria de comprar, tenho a certeza de que a resposta é o tempo, que investiu a enriquecer."
Super bem escrito pelo Pedro, do blogue H2O

Sem comentários: